ORÇAMENTO DEMOCRÁTICO DO ESTADO - Noticias da 6ª Gerência - Governo do Estado - "Chegou a vez de ir mais longe"





quinta-feira, 19 de julho de 2012

DER vai construir ponte sobre o Rio da Cruz, em Patos

A ponte terá vão de 128 metros de extensão.

O Governo do Estado vai assinar, nos próximos dias, a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio da Cruz, de acesso a Patos, no sentido de Teixeira. A obra é uma reivindicação antiga da população de Patos e região.
O Estado vai investir R$ 3.834.325,02 na obra que ficará sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A ponte terá vão de 128 metros de extensão.
Outra obra é a recuperação e alongamento da Ponte da Batalha, na PB-004, entre Santa Rita e Cruz do Espírito Santo, onde o governo estadual está investindo R$ 2,8 milhões. Com a ampliação de mais 70 metros, a ponte passará a ter 160 metros de comprimento, com uma altura máxima de 12 metros e 8 metros de largura.
A obra vai eliminar os recorrentes rompimentos dos aterros de encontro da ponte nos períodos de chuvas, evitar interrupções do tráfego da rodovia, reduzir os índices de acidentes rodoviários e oferecer maior segurança aos usuários dessa estrada. Além dos milhares de veículos que trafegam, diariamente, entre a Capital e o Brejo paraibano, a PB-004, onde fica a Ponte da Batalha, beneficia diretamente os municípios de Santa Rita, Cruz do Espírito Santo e Sapé, contemplando uma população de 186.741 habitantes. Outras obras de construção e recuperação de pontes estão em andamento.
SECOM
A Ponte do Figueiredo
A principal ligação do centro aos bairros, Monte Castelo, Jatobá, Mutirão e Alto da Tubíba e ligação da PB 110 até a divisa do estado de Pernambuco, apresenta as marcas do tempo.

Construída na década de 50 sobre o Rio da Cruz tendo o DER, órgão responsável por sua manutenção, há tempo não oferece mais condições de tráfego sobre sua precária estrutura.

Sobre a ponte, o pedestre divide espaço com carros, motos, carretas e carroças de tração animal. Parte das varandas começa a desmoronarem colocando em risco os pedestres que tem apenas um espaço muito pequeno servindo de passagem.
Calcula-se que cerca de 12.000 a 15.000 veículos trafegam diariamente por esta perigosa ponte e a cada dia o caos se faz presente nos horários de Rush das 06:30 hs às 08:00 hs - 11:00 hs às 13.30 hs e das 17:00 hs às 19:00 Hs, o trânsito fica insuportável e as possibilidades de acidentes aumentam deixando motoristas e pedestres aflitos já que não existe solução a curto prazo.
O mês de Agosto de 2009 foi marcado por um "Foguetório" jamais visto na cidade de Patos, era o Governador e comitiva que anunciando o início da construção da segunda ponte do Jatobá e deixava moradores e motoristas alegres.
Um canteiro de obra foi montado e máquinas e trabalhadores iniciaram a primeira etapa da construção da ponte, do lado Norte do Rio da Cruz uma construtora anunciava o lançamento de um Shopping Center.



Um outdoor foi erguido e dezenas de trabalhadores iniciaram a construção do Shopping. Simultaneamente as obras da ponte e o Shopping Center seguiam em ritmo acelerado, enchendo de esperança moradores e investidores que viam a valorização imobiliária chegando para ficar, porém em pouco tempo do lado Sul do rio da Cruz, trabalhadores não eram vistos na construção da nova ponte. Somente algumas caçambas traziam e empilhavam areia formando um monte de "ilusão".
Hoje vemos os proprietários de caçambas tentando receber pelo serviço prestado e as obras da ponte totalmente paralisadas. Esperamos que o prefeito Nabor inclua no programa Patos Prá Frente a continuidade da construção da segunda ponte do Jatobá,que resolverá em definitivo a situação do caótico trânsito do bairro mais populoso de nossa cidade.




Um comentário:

mapa


Visualizar Patos em um mapa maior